(31) 99695-3322
Nos chame no whatsapp
Blog
29
Mar
2023
Breve histórico sobre Recursos Humanos

Breve histórico sobre Recursos Humanos

Existem relatos que um dos primeiros trabalhos voltados para o RH, aconteceu na China por volta do ano 207 A.C e se tratava de uma longa e detalhada lista de descrição de cargos. Algum tempo depois a universidade de Harvard iniciou o processo de escolha de pessoas com base nas avaliações psicológicas. Apenas em 1917, tivemos as primeiras instituições destinadas a seleção de pessoas.

Com o advento da Revolução Industrial no século XVIII, houve uma notável fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Nesse período houve o surgimento das grandes fábricas e com elas uma imensa demanda de mão de obra operária. Esses operários eram vistos como uma extensão das máquinas, e não se falava em "direitos". As fábricas funcionavam em condições precárias, os trabalhadores eram confinados em ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários eram muito baixos e a exploração de mão de obra não dispensava crianças e mulheres, que eram submetidos a jornadas de até 18 horas por dia, mas recebiam menos da metade do salário reservado aos homens adultos.

Em meio a esse caos, e na tentativa de mediar os conflitos existentes entre empregado e empregador é que surge o que era chamado de Relações Industriais. Esse foi o primeiro nome dado ao que hoje conhecemos como Recursos Humanos. No início, as preocupações eram focadas na eficiência dos custos e a condição do trabalhador era deixada de lado.

Em 1930, logo após a Crise de 1929, novas visões começaram a surgir. Houve grande influência da Teoria das Relações Humanas, criada pelo psicólogo Elton Mayo, que a partir dos resultados de algumas experiências, chegou à conclusão de que os colaboradores eram totalmente influenciados pelas questões psicológicas. De modo geral, essas teorias defendiam a necessidade da humanização nas organizações e comprovavam a grande influência que as questões psicológicas geravam sobre o trabalhador e o quanto isso influenciava na produtividade.

Uma nova fase na história do departamento surgiu e compreende os anos de 1950 até 1990, influenciada pela Administração Neoclássica, no período pós-guerra. O departamento de RH surge nesse período onde passou-se a priorizar os processos de humanização e a valorização do espaço organizacional. Dessa forma, o RH passou a ser composto por cinco principais setores: Departamento Pessoal, Recrutamento e Seleção, Segurança do Trabalho, Remuneração e Benefícios e Consultoria de Recursos Humanos.

Com o desenvolvimento tecnológico da década de 90, a forma de administrar o capital humano foi impactada. Programas que visam o planejamento e a qualidade dos serviços foram incorporados nas organizações. O termo "Gestão de Pessoas" começou a ganhar força e a representar modernidade no meio corporativo. Diante do exposto, há de se considerar que o departamento de Recursos Humanos, que antes era responsável pelas questões burocráticas, passou a ser uma visão estratégica nas empresas.

Ivane Viana

Comente essa publicação